Aposto que todo mundo já viu algum tecido, malha ou até mesmo algum outro objeto estampado com Serigrafia (Silk), mas a maioria nem imagina como foi impresso aquela arte ou informação e que técnica foi utilizada.
Hoje a maior parte das estampas que vemos por aí, foi impressa através da Serigrafia e por isso, vamos falar um pouco mais sobre essa arte de estamparia milenarmente conhecida e amplamente utilizada em todo o mundo.
A palavra Serigrafia vem de sericum que em latim significa seda, e graphia, que em grego significa gravar, desenhar, escrever. Também é conhecida como Silk Screen (tela de seda).
Trata-se de uma impressão feita através de um molde vazado, onde a tinta passa através dessa área aberta que é permeável a tinta. Veja a imagem ilustrativa abaixo e entenda melhor:
Alguns estudos feitos sobre os antigos povos das ilhas Fidji mostram que seus habitantes perfuravam folhas de bananeira e pelas aberturas aplicavam tintas vegetais para decorar seus objetos, e os egípcios já utilizavam essa técnica de molde vazado com o objetivo decorar interiores de casas, templos, pirâmides e etc, a centenas de anos antes de Cristo.
As primeiras telas de Silk que temos registro, foram produzidas no Japão há séculos atrás, e eram feitas utilizando fios de cabelos humanos trançados e o que impedia a passagem de tinta eram folhas de árvore e papéis.
Enfim, mesmo antes de sonharmos em nascer, a Serigrafia já era utilizada com diversos objetivos, desde decoração de interiores e de utensílios domésticos até para impressão de pergaminhos importantes que seriam amplamente divulgados, assim como os jornais da época e muitos, muitos outros itens que você possa imaginar.
A técnica nunca parou de evoluir e nos dias atuais, utilizamos um molde de madeira ou alumínio, onde fixamos um tecido de seda. Nesse tecido de seda, é passado um material chamado de Emulsão Fotosensível, que é uma espécie de cola que impede a passagem da tinta depois do devido processo.
Também é feito um trabalho de revelação da arte que desejamos estampar, que é realizado através do processo de fotosensibilidade, e com a ajuda de um Fotolito que fazem o trabalho de transferir a arte impressa no Fotolito de forma que ela fique vazada na Emulsão.
Com essa tela pronta e a imagem grava nela, é só colocar a superfície que será estampada em uma plataforma fixa e própria, e utilizar tinta e um rodo para puxar a tinta pela área vazada.
Se a arte que você for estampar tiver mais do que uma cor, é preciso fazer esse mesmo processo para cada cor que a estampa tiver. Ou seja, uma estampa com 3 cores, precisa de ter 3 telas reveladas, cada uma com uma cor e no momento de pintar, as cores precisão ser pintadas separadamente.
O processo completo não é tão simples e a arte escolhida pode interferir diretamente na dificuldade e consequentemente no valor a ser cobrado pelo serviço, além disso, é muito importante contar com profissionais que tenham experiência e os materiais adequados para executar um serviço de qualidade, fazendo com que a sua estampa seja impressa da forma mais fiel possível.
Caso você tenha alguma dúvida se o que você quer estampar, ficaria legal sendo estampado com Silk Screen, é só entrar em contato com a gente. Somos especialistas em confecção de roupas e temos uma estamparia para atender as suas necessidades de personalização. Nós atendemos toda Juiz de Fora e região.
Entre em contato e solicite o seu orçamento online agora mesmo!
NEWSLETTER
Aqui você vai encontrar diversos conteúdos para te ajudar a entender um pouco mais sobre estamparia e confecção de roupas. Além de ficar por dentro das principais novidades que a Personalize Estampas tem para te oferecer!
Inscreva-se na nossa lista VIP
Veja a nossa política de privacidade.